APRENDIZADO DA GESTÃO / APRENDIZADO DA LIDERANÇA
APRENDIZADO DA GESTÃO
1) “Muito do que chamamos de gerenciamento
consiste em fazer com que seja difícil para as pessoas trabalharem”. Peter
Drucker
2) “As reuniões são, por definição, uma concessão
a uma organização deficiente. Ou se trabalha, ou faz reuniões. Não dá pra fazer
as 2 coisas ao mesmo tempo”. Peter Drucker
3) Fracasso é o preço que gestores pagam pelo sucesso futuro. O
único fracasso pelo qual você pode ser criticado é o de não tentar.
4) "A verdade é que qualquer um que ocupe um cargo de gestor
tem de combinar os papéis de administrador, gestor e líder se quiser ser
eficiente em seu trabalho". McGrath e Bates.
5) Gerenciar trata de pessoas. Pessoas não são lógicas. Não são
máquinas. Você não pode aplicar a mesma teoria a todos e esperar o mesmo
resultado. McGrath e Bates.
6) “Seja fiel a si mesmo” (Shakespeare, Hamlet). O que isso
significa em termos de gerenciamento é que, se você tentar copiar a abordagem
de qualquer outra pessoa, falhará. Você tem de se tornar aquele gestor
incomparável que sempre pretendeu ser. Isso não significa que você não possa
ter modelos de conduta. Mão hesite em copiar as ações dos gestores que você
admira. Leia as biografias dos gestores que entraram na lista dos livros mais
vendidos. Mas lembre-se de que você não é eles. Você não tem a mesma
personalidade, as mesmas experiências de vida, o mesmo treinamento nem as
mesmas habilidades. McGrath e Bates.
7) Sempre coloque as necessidades da organização acima das suas
próprias ou da sua equipe. Se a organização falhar, então você e todo o seu
pessoal ficarão sem emprego.
8) Todos gostam de se sentir valorizados. Nós passamos a maior
parte da vida no trabalho e precisamos acreditar que isso tem um propósito.
Portanto, trate as pessoas com respeito, como indivíduos inteligentes e veja a
produtividade aumentar.
9) Você é o seu próprio maior recurso. Invista tempo e energia no
desenvolvimento de suas habilidades técnicas e gerenciais. Mantenha-se
comercializável. O seu pessoal é o seu segundo maior recurso, portanto,
desenvolva-o, treine-o e lhe dê apoio.
10) Ouvir os clientes e o pessoal da linha de frente, visto que
frequentemente, os gestores estão muito afastados para saber o que os clientes
pensam, sentem ou querem.
11) Reconhecer que inovação de produto e práticas de trabalho
aprimoradas geralmente vêm do pessoal da linha de frente. Esse pessoal deve ser
reconhecido e festejado, e não ignorado ou marginalizado, como frequentemente
acontece.
12) Com a mesma paixão da Inquisição Espanhola, procure e arrase
áreas de burocracia em sua organização e desenvolva bolsões de excelência.
13) Gerenciamento Ambulante – para evitar ficar isolado e perder
contato com o pessoal e com as operações do dia a dia da organização, os
gestores devem sair do escritório e perambular pela fábrica, pela loja, pelo
sítio ou pelo escritório, ouvir o pessoal e observar, em primeira mão, o que
está acontecendo, o que estão fazendo, o que estão falando, do que estão
precisando.
14) Na qualidade de gestor, você é o responsável por obter
resultados, estabelecendo objetivos, organizando recursos, estimulando o
pessoal, monitorando desempenho e desenvolvendo pessoas, inclusive você mesmo.
15) “Você
tem dois ouvidos e uma boca; pessoas inteligentes e sensatas os usam na mesma
proporção.”
16) "Aja como se tivesse fé e a fé ser-lhe-á
dada".
APRENDIZADO DA LIDERANÇA
1) Você
não pode ser um líder, a menos que lidere algum tipo de mudança. É isso que os
líderes fazem: mudam as coisas. E os melhores só fazem mudanças que ajudam a
organização a atingir seus objetivos.
2) Muitos
grandes líderes sofreram com ataques de nervos e dúvidas sobre si mesmos. Na
verdade, provavelmente somente os loucos e os megalomaníacos estão livres da
dúvida. Bons líderes enfrentam seus medos e os vencem. Você pode fazer o mesmo.
Afinal, se ser um líder fosse fácil, todos seriam líderes. O desafio é que vale
a pena.
3) As
pessoas seguem aqueles em quem confiam, portanto, aja com integridade e
demonstre que você não sacrificará nenhum membro do pessoal no altar da sua
própria ambição.
4) Você
precisa de certo nível de inteligência para ser um líder. Mas as pessoas
raramente seguem um gênio, porque não creditam que um gênio possa entender seus
problemas.
5) Você
não tem de falar muitíssimo bem e abundantemente para ser sociável. Em qualquer
conversação, incentive os outros a falar e ouça atentamente. Isso fará que as
pessoas o considerem muito sociável e você colherá informações valiosas.
6) Se
você não tiver nenhum interesse pela tarefa ou por seu pessoal desista, mude de
profissão.
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