APRENDIZADO DA GESTÃO / APRENDIZADO DA LIDERANÇA


APRENDIZADO DA GESTÃO
1)    “Muito do que chamamos de gerenciamento consiste em fazer com que seja difícil para as pessoas trabalharem”. Peter Drucker

2)    “As reuniões são, por definição, uma concessão a uma organização deficiente. Ou se trabalha, ou faz reuniões. Não dá pra fazer as 2 coisas ao mesmo tempo”. Peter Drucker

3)    Fracasso é o preço que gestores pagam pelo sucesso futuro. O único fracasso pelo qual você pode ser criticado é o de não tentar.

4)    "A verdade é que qualquer um que ocupe um cargo de gestor tem de combinar os papéis de administrador, gestor e líder se quiser ser eficiente em seu trabalho". McGrath e Bates.

5)    Gerenciar trata de pessoas. Pessoas não são lógicas. Não são máquinas. Você não pode aplicar a mesma teoria a todos e esperar o mesmo resultado. McGrath e Bates.

6)    “Seja fiel a si mesmo” (Shakespeare, Hamlet). O que isso significa em termos de gerenciamento é que, se você tentar copiar a abordagem de qualquer outra pessoa, falhará. Você tem de se tornar aquele gestor incomparável que sempre pretendeu ser. Isso não significa que você não possa ter modelos de conduta. Mão hesite em copiar as ações dos gestores que você admira. Leia as biografias dos gestores que entraram na lista dos livros mais vendidos. Mas lembre-se de que você não é eles. Você não tem a mesma personalidade, as mesmas experiências de vida, o mesmo treinamento nem as mesmas habilidades. McGrath e Bates.

7)    Sempre coloque as necessidades da organização acima das suas próprias ou da sua equipe. Se a organização falhar, então você e todo o seu pessoal ficarão sem emprego.

8)    Todos gostam de se sentir valorizados. Nós passamos a maior parte da vida no trabalho e precisamos acreditar que isso tem um propósito. Portanto, trate as pessoas com respeito, como indivíduos inteligentes e veja a produtividade aumentar.

9)    Você é o seu próprio maior recurso. Invista tempo e energia no desenvolvimento de suas habilidades técnicas e gerenciais. Mantenha-se comercializável. O seu pessoal é o seu segundo maior recurso, portanto, desenvolva-o, treine-o e lhe dê apoio.

10) Ouvir os clientes e o pessoal da linha de frente, visto que frequentemente, os gestores estão muito afastados para saber o que os clientes pensam, sentem ou querem.

11) Reconhecer que inovação de produto e práticas de trabalho aprimoradas geralmente vêm do pessoal da linha de frente. Esse pessoal deve ser reconhecido e festejado, e não ignorado ou marginalizado, como frequentemente acontece.

12) Com a mesma paixão da Inquisição Espanhola, procure e arrase áreas de burocracia em sua organização e desenvolva bolsões de excelência.

13) Gerenciamento Ambulante – para evitar ficar isolado e perder contato com o pessoal e com as operações do dia a dia da organização, os gestores devem sair do escritório e perambular pela fábrica, pela loja, pelo sítio ou pelo escritório, ouvir o pessoal e observar, em primeira mão, o que está acontecendo, o que estão fazendo, o que estão falando, do que estão precisando.

14) Na qualidade de gestor, você é o responsável por obter resultados, estabelecendo objetivos, organizando recursos, estimulando o pessoal, monitorando desempenho e desenvolvendo pessoas, inclusive você mesmo.

15) “Você tem dois ouvidos e uma boca; pessoas inteligentes e sensatas os usam na mesma proporção.”

16) "Aja como se tivesse fé e a fé ser-lhe-á dada".


APRENDIZADO DA LIDERANÇA

1)    Você não pode ser um líder, a menos que lidere algum tipo de mudança. É isso que os líderes fazem: mudam as coisas. E os melhores só fazem mudanças que ajudam a organização a atingir seus objetivos.

2)    Muitos grandes líderes sofreram com ataques de nervos e dúvidas sobre si mesmos. Na verdade, provavelmente somente os loucos e os megalomaníacos estão livres da dúvida. Bons líderes enfrentam seus medos e os vencem. Você pode fazer o mesmo. Afinal, se ser um líder fosse fácil, todos seriam líderes. O desafio é que vale a pena.

3)    As pessoas seguem aqueles em quem confiam, portanto, aja com integridade e demonstre que você não sacrificará nenhum membro do pessoal no altar da sua própria ambição.

4)    Você precisa de certo nível de inteligência para ser um líder. Mas as pessoas raramente seguem um gênio, porque não creditam que um gênio possa entender seus problemas.

5)    Você não tem de falar muitíssimo bem e abundantemente para ser sociável. Em qualquer conversação, incentive os outros a falar e ouça atentamente. Isso fará que as pessoas o considerem muito sociável e você colherá informações valiosas.

6)    Se você não tiver nenhum interesse pela tarefa ou por seu pessoal desista, mude de profissão.

Comentários