MARCO AURÉLIO (121-180). O guia do Imperador. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007
MARCO AURÉLIO (121-180). O
guia do Imperador. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007
“Não olhe para o mundo através
dos olhos de um homem infeliz e insolente,
ou julgue as coisas como ele o
faria;
veja a vida como ela é
realmente”.
MARCO AURÉLIO. O guia do
Imperador, 11, livro IV.
“Prepare-se para a ação com
estes dois pensamentos:
primeiro, faça apenas o que
sua razão soberana e em conformidade com a lei lhe diz que é bom para os
outros; e segundo, não hesite em mudar o curso se alguém é capaz de lhe mostrar
em que você está errado ou lhe aponta um caminho melhor. Mas convença-se apenas
por um argumento baseado na justiça e no bem comum, nunca pelo que o atrai pelo
gosto por prazer ou popularidade”. MARCO AURÉLIO. O guia do Imperador, 12,
livro IV.
“Em nossos dias pensamos que a
filosofia é uma disciplina acadêmica com muitos ramos, nenhum dos quais se
esforça para informar sobre a vida diária ou pede de seus estudantes um modo de
vida particular. A filosofia moderna envolve disputas intermináveis e oferece
pouco em suas conclusões, e a ciência suplantou-a como uma fonte para respostas
sobre a natureza do universo físico e da sociedade humana”.
Fonte:
MARCO AURÉLIO (121-180). O
guia do Imperador.
– São Paulo: Editora Planeta
do Brasil, 2007. Introdução, pág.27
“Quando seu espírito necessita
elevar-se, pense nas virtudes e talentos daqueles ao seu redor – a energia de
um, a modéstia de outro, a generosidade de um terceiro, alguma coisa em um
quarto. Nada é tão inspirador ou exalta espiritual ou emocionalmente como a
visão dessas esplêndidas qualidades em nossos amigos. Mantenha-as sempre em
mente”.
MARCO AURÉLIO. O guia do
Imperador, 48, livro VI.
“A primeira lei do homem como
ser é seu senso de sociabilidade.
a segunda lei
é sua resistência às formas físicas de persuasão.
A terceira lei de um ser
racional é a resistência à precipitação e à ilusão". Livro
VII, 55
“Em cada crise, tenha em mente
os exemplos daqueles que, em circunstâncias similares, perdem o controle de si
mesmos, são tomados por surpresa ou se lamentam amargamente. Para onde essas
suas ações os conduziram? A lugar nenhum. Você quer terminar no mesmo lugar?
Por que não deixar essas explosões emocionais para aqueles que são controlados
ou distraídos por elas? Concentre-se em vez de tirar vantagem da crise,
usando-a como matéria prima com a qual construir algo belo e bom. Apenas lembre
que no final você deve aprovar suas próprias ações e que o alvo da ação também
importa”. Livro VII, 58.
“A razão e a lógica são governadas por suas
próprias leis e empregam seus próprios métodos. Elas se lançam à vontade e se
dirigem direto para o alvo. É por isso que chamamos as ações que nos parecem
razoáveis e lógicas de “corretas”, porque elas acertam o alvo”.
Livro V, 14
“Nada que falha em ampliar nossa humanidade
pode ser chamado de bom. Isso inclui todas as coisas de que um homem não
necessita a fim de ser humano e de que a natureza humana não necessita para completa-lo
ou aperfeiçoá-lo. Tudo o que é excluído por essa definição, então, não
influencia o propósito do homem na vida ou no bem que resume seu propósito.
Além disso, se quaisquer das assim chamadas boas coisas que a nossa definição
exclui fossem realmente essenciais para a nossa humanidade, por que é que ficar
sem elas ou opor-se a elas fortalece a reputação de um homem, enquanto mostrar
moderação com relação a elas é considerado “bom”? De fato, quanto mais se
libertar de coisas desse tipo e viver feliz sem elas, mais desenvolverá o seu
lado humano”. Livro V, 15
"O que é bom para um ser racional é a companhia de outros. Foi provado há muito tempo que nascemos para usufruir da companhia um do outro e viver juntos em harmonia". Livro V, 16
“Sempre está em seu poder prosperar desde que seja capaz de escolher o seu caminho sabiamente e de pensar e agir de acordo com a sua escolha. Deus e o homem, como seres racionais, compartilham destas duas características fundamentais: resistirão a tudo que se lhes opõe e encontrarão a verdadeira felicidade em querer e fazer apenas o que é correto”. Livro V, 34
“Se achar o trabalho demasiado duro para ser
realizado, não pule para a conclusão de que é humanamente impossível; mas se o
trabalho pode e deveria ser feito por um homem, então considere-se capaz de fazê-lo”.
Livro VI, 19
“Convença-me ou prove que estou enganado no
que penso ou faço e mudarei com alegria – porque é a verdade que busco, e a
verdade nunca fere ninguém. O dano surge ao persistir no erro e ater-se à ignorância”.
Livro VI, 21
“Faço o que é esperado de mim e não deixo
nada levar a melhor em meu caminho – nem o inanimado, nem o irracional, nem o
irremediavelmente perdido”. Livro VI, 22
"Viva em harmonia com tudo ao seu redor, e ame - sem reserva ou condições - aqueles com os quais vive e trabalha". Livro VI, 52
" Frontão ajudou-me a ver como o privilégio e o poder produzem malícia, decepção e hipocrisia e com que frequência aqueles que chamamos "patrícios" não demonstram um sentimento humano natural". Livro VII, 11.
"Alexandre, o adepto de Platão, preveniu-me contra dizer ou escrever em uma carta, ou com muita frequência ou com absolutamente sem necessidade, "Estou muito ocupado", bem como usar as exigências de trabalho como uma desculpa constante para esquivar-me de obrigações sociais ou deveres familiares". Livro VII, 12.
“Quando uma boa obra pode ser realizada
usando a mesma razão comum tanto aos homens como aos deuses, não há nada a
temer. Quando puder ser útil fazendo algo bom e em acordo com a lei de seu ser
,nenhum dano surgirá de você ” Livro VII, 53
"Em cada crise, tenha em mente os exemplos daqueles que, em circunstâncias similares, perdem o controle de si mesmos, são tomados por surpresa ou se lamentam amargamente. Para onde essas suas ações os conduziram? A lugar nenhum. Você quer terminar no mesmo lugar? Por que não deixar essas explosões emocionais para aqueles que são controlados ou distraídos por elas? Concentre-se em vez de tirar vantagem da crise, usando-a como matéria prima com a qual construir algo belo e bom. Apenas lembre que no final você deve aprovar suas próprias ações e que o alvo da ação também importa". Livro VII, 58
“Ninguém se cansa de ser
ajudado, e os atos que estão de acordo com a Natureza, como ajudar outros, são
a sua própria recompensa. Como então você pode se cansar de ajudar outras
pessoas quando ao fazer isso ajuda a si mesmo?” Livro VII, 74
“Eis um pensamento que deveria
abrandar qualquer falso orgulho: já não é possível viver a sua vida inteira,
nem mesmo a sua vida adulta, como um filósofo. O quanto se afastou da
filosofia é evidente para os outros, como é para si mesmo. Sua vida é imperfeita,
sua reputação, maculada, e não é mais possível conquistar a glória de ser um
filósofo. Mesmo sua vocação na vida impede que isso aconteça. Tendo visto essas
verdades com seus próprios olhos, pare de se preocupar com o que os outros
podem pensar e contente-se em viver o resto da sua vida, venha a ser ela longa
ou curta, de acordo com as exigências de sua própria natureza. Conheça bem
esses requisitos e não deixe nada se intrometer neles.
Você buscou em toda parte e em
todas as suas perambulações não encontrou felicidade — nem em argumentos
inteligentes, nem na riqueza, na fama, no prazer ou em alguma outra coisa. Onde
está a felicidade então? Em fazer o que a natureza do homem exige. E como fará
isso? Baseando suas ações e desejos em princípios sólidos. Quais princípios?
Princípios que distinguem o certo do errado e demonstram que nada é bom para um
homem a menos que o ajude a ser justo, responsável, corajoso e livre, enquanto
nada é mau quando não produz o resultado contrário”.
Livro VIII, 1
“Você pode explodir de raiva,
mas os homens continuarão a
fazer
o que sempre fizeram”.
MARCO AURÉLIO. O guia do
Imperador, Livro VIII, 4
"Fale o que lhe parecer mais justo, mas não seja rude, arrogante ou pretensioso a respeito disso". Livro VIII, 5
"Examine cada pensamento e cada percepção dos sentidos, se possível, por meio do método da ciência, das leis da moralidade e das regras da lógica". Livro VIII, 13
“Lembre que você não perde a
liberdade ao mudar de idéia ou aceitar a correção de alguém que aponta seu
erro. Afinal, é por sua iniciativa, seu julgamento e realmente sua inteligência
que a aceitação se torna possível”. Livro VIII, 16
“Dê atenção ao assunto que o
solicita, seja ele um objeto, uma ação, um princípio moral ou o significado do
que está sendo dito. Você obtém o que merece porque prefere tornar-se
bom amanhã em vez de praticar o bem hoje”. Livro VIII, 22
“Você tem três relações: a
primeira com sua permanência física, o corpo; a segunda com a fonte divina de
tudo; e a terceira é com aqueles que compartilham esta vida com você”.
MARCO AURÉLIO. O guia do
Imperador, Livro VIII, 27
“Construa em sua vida uma ação
por vez, e fique feliz se cada ato que efetuar contribuir para uma vida
completa e realizada. Ninguém pode impedi-lo de fazer isso”. Livro VIII, 32
"Se você está perturbado por algo fora de si, não é a coisa em si que o aborrece, mas a sua opinião sobre ela e essa opinião você tem o poder de revogar imediatamente". Livro VIII, 47
"Simplicidade e modéstia são os frutos da filosofia; impeça-me de tornar-me pomposo e arrogante". Livro IX, 29
"Quando vislumbrar o que acontece fora do seu controle, fique calmo; quando assumir ações pelas quais é responsável seja justo". Livro IX, 31
"O antídoto para o comportamento grosseiro, por exemplo, é a gentileza". Livro IX, 42.
"Quando você permite aos outros que o chamem de bom, modesto, sincero, de mente aberta, justo, pensativo, esteja seguro de não vir a desapontá-los, ou se você fizer isso, restabeleça rapidamente essas virtudes aos olhos deles". Livro X, 8.
"O que de melhor você pode dizer ou fazer com o material que tem para trabalhar? O que quer que seja, você pode dizer ou fazer isso. Não dê nenhuma desculpa reivindicando que algo o impede". Livro X, 33.
"Não há necessidade de rotular a verdade. Ela será evidente nas próprias palavras. Estampada no seu rosto. Soando na sua voz. Flamejando em seus olhos". Livro XI, 15
"Sinceridade estudada é um punhal. A amizade do lobo com o cordeiro é uma armadilha. Evite-as acima de tudo". Livro XI, 15
"As notícias o aborrecem? Preocupa-se com coisas que estão além do seu controle? Então reserve um tempo para concentrar sua mente na aquisição de um conhecimento novo e útil e pare de brincar. Justamente por isso, defenda-se de cometer o erro daqueles que se mantêm demasiado ocupados tentando ganhar um controle que eles mesmos desperdiçam e perdem assim seu senso de direção, fiando sem propósito para guiar suas ações ou mesmo seus pensamentos". Livro II, p. 49
Primeiro,
considere a natureza da sua relação com os outros. Nós somos feitos um para o
outro. Ou de outra perspectiva, eu nasci para liderar, como o carneiro conduz
o redil ou o touro o rebanho. Ou — voltando à premissa original—se não são os
átomos que pensam, então é a Natureza inteligente que governa tudo, e os níveis
inferiores da criação existem para o mais alto, e o mais alto existe para
todos.
Segundo, como
eles se comportam à mesa, na cama, e em outros lugares? Acima de tudo, que
ações eles são compelidos a executar por conta das suas opiniões? Até que ponto
as ações deles são motivadas por orgulho?
Terceiro, se o
que eles fazem for certo, você não tem razão de sentir-se ofendido. Se for
errado, então claramente eles agem por compulsão e ignorância. Da mesma maneira
que ninguém deseja ser despojado do conhecimento da verdade, ninguém é de boa
vontade privado de poder tratar os outros como merecem. Os homens não ficarão
ressentidos se ouvirem falar que são injustos, insensíveis, gananciosos, ou de
qualquer forma sórdidos para com os seus vizinhos?
Quarto,
assim como eles, você faz coisas erradas frequentemente. Até mesmo se você se
abstiver de fazer certos tipos de injustiça, seu caráter ainda está inclinado
para isso, e só por covardia, medo do que os outros dirão, ou algum outro
motivo vil é que você se impede.
Quinto, você
não tem nenhuma prova de que eles estão fazendo qualquer coisa errada. Muitas
coisas são feitas por razões que não são aparentes. Um homem tem de saber
muitas coisas antes de condenar o comportamento de outro homem.
Sexto,
quando você estiver tomado pela raiva ou pela impaciência, pense quão
passageira é esta vida e como em breve você e suas vexações estarão dispostos
na sepultura.
Sétimo, não é
o que os outros fazem que o aborrece. Isso está na própria consciência deles.
Você se aborrece com as suas próprias opiniões sobre o que eles fazem.
Liberte-se dessas opiniões e pare de assumir sempre o pior — então suas
dificuldades irão embora. Como você vai se libertar de suas opiniões?
Lembrando-se de que você não é desonrado por aquilo que os outros fazem. Porque
somente aquilo que traz a desgraça é errado, então, nesse caso, você também
será tão culpado quanto um ladrão, ou pior.
Oitavo, nossa
raiva e as lamentações nos fazem mais dano do que aquilo que inicialmente
originou essa raiva e essa aflição.
Nono,
enquanto for genuína e sem condescendência ou pretensão, a bondade é
irresistível. O que pode fazer o homem mais insolente se você permanecer
implacavelmente amável e, caso surja a oportunidade, aconselhá-lo calma e
suavemente mesmo enquanto ele está tentando prejudicá-lo? “Não, meu filho. Nós
não fomos criados para isso. Eu não posso ser ferido desse modo, mas você está
se ferindo a si próprio.” De uma maneira discreta e indireta, mostre a ele que
as abelhas e os outros animais por natureza gregários não agem assim. Não deixe
que haja nada irônico ou de reprimenda em seu tom, mas fale com verdadeiro
afeto e sem resíduo de ressentimento em seu coração. Não faça um discurso. Não
o envergonhe na frente de outros. Mas dirija-se a ele em particular até mesmo
se outros estiverem presentes.
Decore essas nove observações;
aceite-as como presentes das musas; e enquanto você ainda tiver vida, comece a
viver como um homem. Evite precaução igual tanto lisonjear os outros como
perder a paciência com eles. Ambas as atitudes destroem a estrutura social e trazem
problemas.
MARCO AURÉLIO (121-180). O
guia do Imperador. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007 (Livro XI, 18).
“Sempre está em seu poder prosperar desde
que seja capaz de escolher o seu caminho sabiamente e de pensar e agir de
acordo com a sua escolha. Deus e o homem, como seres racionais, compartilham
destas duas características fundamentais: resistirão a tudo que se lhes opõe e
encontrarão a verdadeira felicidade em querer e fazer apenas o que é correto”.
LIVRO V, 34 (p.95)
“Sempre está em seu poder
prosperar desde que seja capaz
de escolher o seu caminho sabiamente
e de pensar e agir de acordo com a sua escolha”.
MARCO AURÉLIO. Livro V P.95
“A melhor vingança é não fazer como eles fazem”. Livro VI, pág.98
“Quando você acorda de
manhã,
pense no fantástico
privilégio que é estar vivo
- respirar, pensar,
desfrutar, amar”.
MARCO AURÉLIO (121 – 180 d.C. ) . O guia do imperador. – São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2007
“Viva em harmonia com tudo ao seu redor, e ame – sem reserva ou condições – aqueles com os quais vive e trabalha”. P.107
"É suficiente, quando você está pensando objetivamente, comportar-se de maneira cortês, sentindo-se confortável com circunstâncias que estão além do seu controle". Livro IX, p.132
“Pare com toda essa teorização sobre como deveria ser um homem bom. Seja um homem bom!” livro X, 16
"Lembre-se que você não perde a liberdade ao mudar de idéia e aceitar a correção de alguém que aponta seu erro. Afinal, é por sua iniciativa, seu julgamento e realmente sua inteligência que a aceitação se torna possível". Livro VIII, pág. 136
"Dê atenção ao assunto que o solicita, seja ele um objeto, uma ação, um princípio moral ou o significado do que está sendo dito. Você obtém o que merece porque prefere tornar-se bom amanhã em vez de praticar o bem hoje". Livro VIII, p.137
Se uma causa exterior te magoa, não é ela que te molesta,
mas o juízo que dela fazes. Está em tuas mãos apagá-lo prontamente. Se alguma
das tuas próprias disposições te aflige, quem impede que retifiques o teu
critério? Igualmente, se te pesa de não realizares determinado propósito que te
parece são, por que não o realizas em vez de te afligires?
LIVRO VIII, 47
Nossa raiva e as lamentações nos fazem mais dano do que
aquilo que inicialmente originou essa raiva e essa aflição. LIVRO XI, 18
Frequentemente eu me maravilho de como os homens amam a si
próprios mais do que aos outros, enquanto, ao mesmo tempo, se preocupam mais
com o que os outros pensam deles do que com aquilo que eles pensam de si
mesmos. LIVRO XII, 4.
Se não convém, não faças; se não é verdade, não digas. Que
a iniciativa seja tua. Livro XII, 17
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