PLATÃO PARA SONHADORES - ALAN PERCY

 

O homem sábio sempre desejará estar com quem é mais sábio do que ele.

Atualmente, fala-se muito sobre exemplos. No ambiente de tra­balho, essa nova linha de gestão prioriza a ideia de que as pessoas que desejam ser bem-sucedidas em suas empresas devem buscar alguém cujo sucesso e forma de fazer as coisas possam se trans­formar em uma inspiração que os leve ao sucesso também.

Embora possa parecer uma novidade, é algo que vem de muito longe. De fato, remonta a centenas de anos, quando já seriam encontrados exemplos e pessoas dispostas a segui-los. Os artesãos e pedreiros da época medieval aceitavam aprendizes e ensinavam a eles tudo o que sabiam sobre o trabalho e sobre a vida, para que depois os jovens pudessem criar a nova geração de trabalhadores que deveriam continuar com a reputação do ofício.

O problema com o qual deparamos nos últimos tempos é que a competitividade fez com que caíssemos no individualismo e no medo de apreciar e admirar os demais.

Da mesma forma que ocorre com a experiência dos idosos, porém, no âmbito profissional pode ser muito útil e revitalizador contar com o conselho de quem já viveu de tudo e tem muito conhecimento. Por isso, devemos aprender a aprender, apesar da redundância, com os que são melhores do que nós. Isso já está acontecendo nas grandes empresas, portanto podemos seguir o exemplo e começar a fazer o mesmo, seguindo alguns truques que nos ajudarão a tornar o processo mais fácil:

1.    Deixe o ego de lado: ninguém nasce sabendo e não há nada de errado em aprender algo novo, embora seja necessário reconhecer e aceitar a ajuda dos outros.

2.    Confie nos que estão acima: não tenha receio de ser tratado com desdém, porque provavelmente admiram sua humil­dade e se sentirão honrados e desejosos de poder ajudá-lo.

3.    Aplique isso no trabalho e na vida: nunca duvide de se ins­pirar nos outros sempre que achar necessário.

4.    Lembre-se de por que está fazendo isso: não se esqueça do mais importante, quando sentir orgulho ou insegurança. Nesses momentos, pense que você mesmo evoluirá de for­ma positiva ao aprender com os melhores que encontrar ao seu redor.

5.    Serão seu consolo nos momentos de dúvida: porque quando sentir que está em dúvida, terá diante de si a prova de que é possível chegar lá.

Um exemplo de quem sabe muito bem disso é Sonia Sotomayor. Nascida no Bronx, filha de imigrantes porto-riquenhos, hoje é juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos. Em seu livro, My Beloved World (Meu mundo adorado), ela explica: “Um exemplo a seguir, de carne e osso, oferece mais que inspiração. Sua própria existência é uma confirmação das possibilidades das quais todos têm o direito de duvidar, dizendo: ‘Sim, alguém eu pode fazer isso.’”


 

Fonte:

PERCY, Alan. Platão para sonhadores. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. p.161 - 162

 

 

Comentários