SÊNECA (4 a.C. – 65 d.C.). A vida feliz, 58 d.C. - anotações de leitura
LUCIUS ANNAEUS SÊNECA (4 a.C. – 65 d.C.). A vida feliz, 58 d.C.
“O homem deveria ser sacro para o homem, mas, agora, é
objeto de matança por mero jogo de deleite”.
“Argumentum pessimi turba est”: A multidão é argumento (a
favor) do pior.
“Qualquer tipo de perversidade resulta de alguma deficiência”.
“Onde há um ser humano, aí, há possibilidade de fazer o bem”.
“Et ipsam ut deos ac
professores eius ut antistites colite”: “A ela como aos deuses e aos seus
oráculos quais sacerdotes, venerai”.
O termo “professor”
correspondia ao significado de oráculo, isto é, quem fala em nome da divindade
e por isso está a serviço dela.
“De todas as coisas que a sabedoria proporciona para a
felicidade, a maior é a aquisição da amizade”.
"A grande maioria dos homens, no começo da navegação, não pensa em tempestade". A tranquilidade da alma.
"Aquele que pode ferir um, pode ferir os outros". PÚBLIO CORNÉLIO CIPIÃO, citado por SÊNECA, A tranquilidade da alma.
ALTERNAR RECOLHIMENTO E VIDA SOCIAL - É necessário e muito o recolhimento para dentro de si. A comunicação com gente de outro nível perturba nosso equilíbrio, renova paixões e excita debilidades latentes e tudo quando não está bem curado. Eis que devem ser mescladas essas duas coisas, a saber, solidão e sociabilidade, mas com alternância entre elas. Esta desperta o desejo de vida com os outros. Aquela, conosco mesmos. Assim uma é medicina da outra. A solidão cura o horror à turba e esta sana o tédio daquela". A tranquilidade da alma.
LI BER (para os romanos) ou BACO (para os gregos) foi denominado o inventor do vinho não por causa da liberdade que comunica à língua e, sim, porque libera o espírito da escravidão dos afazeres e fortalece, dando-lhe mais vigor e audácia para novos projetos. A tranquilidade da alma.
"O que se exige do ser humano é que seja útil a seus semelhantes e a muitos, se possível. Caso não, a poucos então. Se nem a esses, então aos mais próximos e, em última hipótese, a si mesmo. Ao fazer-se útil para os outros, finda por ativar um empreendimento comunitário. Assim como quem se deteriora prejudica não só a si mesmo, mas também a todos aqueles aos quais poderia auxiliar caso fosse melhor, quem se aperfeiçoa só por isso já beneficia os outros porquanto prepara que vai beneficiá-lo no futuro". SÊNECA, A vida retirada
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