STEVENSON, Jay. O mais completo guia sobre filosofia - anotações de leitura
STEVENSON, Jay. O mais completo guia sobre filosofia. – São Paulo: Mandarim, 2001.
Você é o que pensa - as pessoas têm muitas idéias boas, e idéias tolas, sobre a realidade. Desemaranhar essas idéias e entender-lhes o sentido ajudará você a compreender melhor sua própria realidade. p. 26
Nos tempos antigos e durante alguns séculos, a filosofia teve um alcance vastíssimo, englobando disciplinas que passamos a separar da filosofia, tais como ciência, matemática, teologia, psicologia, sociologia e economia.
Os gregos antigos não distinguiam da filosofia esses campos. p.27
LÉXICO
Divisões da filosofia:
ONTOLOGIA é o estudo do ser ou da existência. Os ontologistas querem saber o que queremos dizer quando afirmamos que algo existe.
EPISTEMOLOGIA é o estudo do conhecimento. Os epistemologistas querem saber o que queremos dizer quando afirmamos que sabemos algo.
ÉTICA é o estudo do comportamento moral e social. Os filósofos éticos querem saber o que significa ser uma pessoa e como as pessoas podem e devem agir. p.28
METAFÍSICA é um ramo da filosofia que estuda a constituição, a função e a organização da realidade em geral. O termo também é usado mais especificamente para se referir aos aspectos da realidade que não podem ser observados e medidos, como Deus e a virtude. p.33
SER LEVA A CONHECER[...] quando você aprofunda a ideia de ser, a questão conhecer vem à tona. p.35
Tanto a razão como a experiência, o racionalismo e o empirismo, dependem da lógica para passar de uma ideia a outra. A lógica é uma ferramenta para presumir tudo que pode ser afirmado com base no que já sabemos ser verdadeiro.
Ela funciona otimamente aplicada à matemática, mas quando os números são substituídos por ideias, coisas curiosas podem acontecer. Parte do problema é que as palavras podem ter mais de um significado.
A lógica funciona melhor quando as pessoas são deixadas de fora e ela é aplicada somente à matemática. p.42
TESTE DA REALIDADE
A lógica raramente funciona em argumentos reais fora das discussões acadêmicas e nunca funciona em um relacionamento pessoal. Nem se dê ao trabalho de fingir que usa a lógica para vencer uma discussão com algum amigo. Se você disser: "vamos discutir isso com lógica", poderá obter a resposta: "Tudo bem, eu deduzo logicamente que você é um total imbecil!" p.42
SABEDORIA EM AÇÃO
Use a DIALÉTICA para analisar as divergências depois de encerrada uma discussão. Tente ver cada ponto de vista a partir do outro lado. Talvez você consiga chegar a uma posição nova e mais ampla que seja mais aceitável do que cada uma das posições anteriores. p.46
SABEDORIA - o conhecimento do que é a vida e de como ela deve ser vivida - é algo que precisa ser cultivado e desenvolvido. p.59
FILOSOFATO
A visão de Protágoras de que os indivíduos se aliarão voluntariamente à sociedade foi reafirmada no século XVII pelo filósofo inglês JOUNH LOCKE. Locke chamou essa ideia de 'contrato social'. Segundo Locke, "A sociedade funciona quando as pessoas concordam em cooperar, independentemente de suas verdadeiras crenças" JOHN LOCKE (1632 - 1704) Filósofo inglês p.64
nota: PROTÁGORAS de ABDERA (490 a.C. - 415 a.C.)
EXISTE JUSTEZA?
O sofista Trasímaco acreditava que a ordem social é imposta aos demais pelos poderosos. Ele afirmou: "A justiça nada mais é do que a vantagem do mais forte". Com isso, quis dizer que os mais fortes decidem o que é a 'justiça' de acordo com as próprias preferências. p.64
nota: TRASÍMACO (459 a.C. - 400 a.C.) é interlocutor de Sócrates, na obra de Platão, A República.
ACRASIA é a fraqueza de vontade de quem se entrega aos desejos egoístas de curto prazo, em vez de fazer o que saber ser correto.
ARETE (excelência pessoal), integridade e a força de caráter para se comportarem de acordo com o bem ideal. p.78
Se todos fossem igualmente virtuosos, não seria preciso governo; as pessoas seriam capazes de governar a si próprias, Elas viveriam em pequenos grupos e ajudariam umas às outras voluntariamente, produzindo o que satisfizesse suas próprias necessidades e compartilhando as provisões de forma equânime. As pessoas reconheceriam que os bens materiais servem apenas para a sobrevivência e não quereriam nada além disso. A riqueza seria desnecessária, de modo que não haveria cobiça ou inveja. Além disso, não haveria necessidade de um governo organizado, nem de polícia ou soldados. Nada mal, não? p.79
A principal finalidade das pessoas é viver bem. Isso implica usar as virtudes que fomos destinados a usar, principalmente a razão, mas também a coragem, a honestidade e a moderação, na busca do prazer. De fato, tudo isso está interligado. p.89
Para Aristóteles, o ruim é simplesmente o ruim para você. Ao agir erradamente, você só está prejudicando a si mesmo nesta vida. Se você exagerar nos prazeres físicos, sua saúde se deteriorará. Se você abusar do poder sobre as outras pessoas, elas deixarão de respeitá-lo e você sofrerá as consequências. Por outro lado, se puder desfrutar os prazeres com moderação, você será feliz. Isso, diria Aristóteles, é sua finalidade como ser humano. p.89
O estoicismo é uma filosofia para sujeitos resistentes. Porém não se trata apenas de ser durão, mas também de adotar uma forma de vida apropriada à dura realidade das coisas. Coisas ruins acontecem e não devemos deixar que elas nos atinjam. p.94
O vínculo com os objetos materiais limita a capacidade de raciocínio das pessoas. p. 105
ALEGORIA
É uma maneira de interpretar uma história fazendo-a significar o que você quer que signifique. A alegoria também é uma forma de escrever, em que o escritor lança mão de um conjunto de coisas, geralmente figuras concretas, para representar outro conjunto de coisas ou ideias que costumam ser mais abstratas. p.105
UM CAVALHEIRO ERUDITO
Confúcio (551 a.C. - 479 a.C. preocupou-se especialmente com o problema da corrupção no governo. Ele observou que a classe dirigente da China, a nobreza aristocrática, tirava proveito das pessoas que eram governadas, impondo pesados tributos para sustentar seu estilo de vida luxuoso. p.118
LCM - comentário : isso parece familiar?
BONS HÁBITOS MENTAIS
O valor de li (cortesia e cerimônia) não está apenas no fato de mostrar respeito pelas outras pessoas, mas também de prepará-las mentalmente para a tarefa a realizar. As atividades das pessoas são importantes e requerem concentração e atenção para serem bem-feitas. Isso é especialmente válido na condução dos assuntos do Estado, mas aplica-se igualmente a outros aspectos a vida.
RESPEITO PELO QUE VOCÊ FAZ
A ideia de li (cortesia e cerimônia) significa não apenas agir respeitosamente, mas momento e lugar apropriados, de acordo com o costume. Se você tiver muitas coisas por fazer e elas não parecerem particularmente importantes ou interessantes, tenderá a fazê-las às pressas e realizará um trabalho ruim. Além disso, você estará pensando em outras coisas durante o trabalho, tornando-se ineficiente. Você ficará insatisfeito e não gostará do resultado. Além disso, vai procurar maneiras de escapar ao trabalho; por exemplo, empurrá-lo para outra pessoa ou deixá-lo pela metade, mesmo que isso acarrete problemas para você e para os outros.
Se, por outro lado, você se preparar mentalmente para o que tem de fazer, o trabalho será mais tranquilo, mais agradável e o resultado, mais satisfatório para todos. Para isso, ensinou Confúcio, pense por que o trabalho é importante, e como e quando irá realizá-lo.
É aí que entra a convenção. Ela pode ajudar a decidir como e quando agir. Se, por qualquer motivo, a convenção atrapalhar mais do que ajudar, você pode simplesmente mudá-la sem fazer grande alarde a respeito. p.121
A filosofia confucionista enfatiza que todas as pessoas são responsáveis por sua parte na sociedade. p.125
CARMA - a ideia de que aquilo que você faz agora poderá afetar acontecimentos que se darão com você mais à frente.
O princípio de que nossas ações determinam o que acontece conosco. p.128
FILOSOFATO
O poeta indiano RABINDRANATH TAGORE descreveu Gandhi como "a grande alma em andrajos de mendigo". A palavra que usou para grande alma foi "Mahatma", e o apelido pegou. p.133
Teste da realidade
O mal nem sempre é culpa de alguém, mas muitas vezes se condenam certas pessoas por problemas que todos têm. Trata-se do 'bode expiatório', nome devido ao antigo ritual hebreu de atribuir simbolicamente todos os pecados da sociedade a um bode e depois sacrificá-lo ou expulsá-lo. p.139
HUMANISMO: o que as pessoas pensam e fazem é importante, interessante e valioso por si próprio. p.147
"Quanto mais você aprende, mais percebe sua ignorância". NICOLAU DE CUSA (1400 - 1465) Filósofo alemão p.149
Teste da realidade
Os paradoxos - ideias que parecem logicamente impossíveis - muitas vezes produzem efeitos opostos. Eles mostram, por um lado, como é inadequada a mente humana para entender a realidade. Por outro, mostram que as ideias sobre a realidade são por natureza enganadoras! p.150
UM PRÍNCIPE NADA ENCANTADO
O príncipe é célebre por recomendar aos governantes que recorram a medidas extremas para governar, como o uso da força, da manipulação, da mentira, do aproveitamento das crenças e dos ideias de bondade das pessoas. Ao mesmo tempo, os governantes não devem hesitar em se fazer temidos. p.153
MONTAIGNE: pensar profunda e honestamente sobre o mundo, as pessoas e si próprio, mas não em chamar a atenção ou dar espetáculo. p.155
"Precisamos resistir à tentação de afirmar coisas de cuja verdade não tenhamos certeza". FRANCIS BACON (1561 - 1626) Filósofo inglês
Tenho me esforçado para não rir das ações humanas, nem chorar por causa delas, nem mesmo odiá-las, mas compreendê-las. BENEDITO ESPINOSA (1632 - 1677) Filósofo holandês, p, 170
Teste da realidade
Nenhuma sociedade humana existe sem leis, convenções ou acordos sobre como se comportar. Diferentes sociedades formulam regras diferentes. p.183
Rousseau achava que se deve dar mais atenção à educação do indivíduo. A educação deveria ajudar a promover a liberdade individual e a igualdade, além de neutralizar os efeitos negativos da sociedade. p.197
KANT - pensamento moral -
RAZÃO PRÁTICA: o raciocínio sobre como deveríamos agir.
RAZÃO PURA: raciocínio sobre o que existe p.203
Você realmente controla a própria vida ou suas ações são determinadas por forças - humanas, naturais ou históricas - fora do seu controle? p.211
Viver para si próprio significa exercer controle sobre as situações e ser bem sucedido nelas de modo a tornar-se feliz. O que faz você não é determinado pelo que os outros pensam, mas somente por você. p.219
O inconsciente é o aspecto da psique que pensa e sente sem que você perceba. Mas você sabe que ele existe [...]. p. 224
"Lidar com a autoridade, é o preço que pagamos por viver em civilização". SIGMUND FREUD (1856 - 1939) Psicólogo Austríaco
"Nosso inconsciente é maior do que nós". JACQUES LACAN (1901 - 1981) Psicanalista francês
"O conhecimento é produzido pelo poder, porque o poder faz as pessoas aceitarem certas ideias e rejeitarem outras, O poder usa o conhecimento para controlar o pensamento e o comportamento". MICHEL FOUCAULT (1926 - 1984) Historiador e filósofo francês p.267
Nenhuma ideia pode ser brilhante sem várias outras que a façam funcionar. p.269
A boa filosofia pode ajudar as pessoas a reconhecer as maneiras como suas ideias influenciam as próprias ações e inibem as dos outros. p.269
A espiritualidade, qualquer que seja seu rótulo, é algo que todos compartilhamos. p.288
[...] matéria pode ser converter em energia, e vice-versa. Em outras palavras, é tudo a mesma coisa.
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