RAÇA e RACISMO

Em geral, muitos desinformados abrem suas bocas (em vez de abrir suas mentes) para abordar qualquer assunto,

Procurando me informar sobre o é, o tema recorrente que no momento toma os meios de comunicação, busquei alguns fundamentos para contribuir com o tema.


RAÇA e RACISMO

A palavra raça não se difunde em textos literários e científicos até o século XVIII. De 1750 até 1945, se constroem e difundem as principais teorias do racismo biologicista. Trata-se de classificar e explicar os seres humanos a partir da existência de raças diferentes, com características que as convertem em inferiores ou superiores, e que transmitem geneticamente essa condição.

A partir de meados do século XIX, quando Joseph-Auguste de Gobineau publica o seu Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas (1853-1855) texto-chave para a sistematização das teses racistas, tanto o racismo científico como o evolucionismo cultural serviram de base para defender a escravidão, o colonialismo e as desigualdades de classe.

VILLA, Mariano Moreno. Dicionário do pensamento contemporâneo. – São Paulo: Paulus, 2000. p.631


 

RACISMO

[...] através da história, as teorias racistas foram elaboradas sobretudo contra os negros e os judeus, não se pode decerto afirmar que só eles têm sido visados. Pode-se dizer que o Racismo é um fenômeno tão antigo quanto a política, na medida em que, em nome da identidade étnica, é capaz de fortalecer o grupo social contra um inimigo verdadeiro ou suposto.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de política - Brasília : Editora Universidade de Brasília, 1 la ed., 1998 p.1070

 

É a doutrina que afirma haver uma conexão entre características raciais e culturais, e que algumas raças são inerentemente superiores a outras. O racismo inclui no seu conceito de raça, indiscriminadamente, agrupamentos não-biológicos tais como seitas religiosas, nações grupos linguísticos e grupos culturais, Daí poder ser considerado uma forma particularmente virulenta de etnocentrismo.

NUNES, Benedicto. Dicionário de Ciências Sociais 2ª. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1987 P.1023

 

Racismo, hostilidade, desprezo ou preconceito na base de práticas sociais de classificação racial, e os fenômenos mais gerais de abusos sociais, econômicos e políticos que muitas vezes acompanham essa classificação.

AUDI, Robert. Dicionário de filosofia de Cambridge. - São Paulo: Paulus, 2006. P.790

Comentários