UAM - Encontro na Livraria GERINGONÇA - 15 08 2025 - QUANTOS LIVROS É POSSÍVEL LER DURANTE UMA VIDA INTEIRA?

 

QUANTOS LIVROS É POSSÍVEL LER DURANTE UMA VIDA INTEIRA?

          ENCONTRO UAM – livraria GERINGONÇA – 15 08 2025

 

Provocação:

Vocês concordam ou discordam da idéia de que é possível sempre aprender?

Ler muito, o máximo possível ou ler bem?

Thomas Hobbes (1588 – 1679) filósofo e teórico político inglês

"Se eu lesse tantos livros quanto alguns homens leem,                   eu seria tão monótono quanto eles".

 

DADOS:

No Brasil em 2024 foram publicados 44 mil títulos, segundo a Câmara Brasileira do Livro.

No mundo, são publicados 2 milhões e 200 mil títulos por ano.

Estima-se que existam cerca de 130 milhões de livros no mundo.  (2025)

 

TODOS OS LIVROS PUBLICADOS NO MUNDO

Diagrama

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Pirâmide de Adler

Diante de uma infinidade de publicações disponíveis nas livrarias e bibliotecas, quantos livros é possível se ler em uma vida inteira e como distinguir o que vale ou não a pena ler levando em consideração que nosso tempo é limitado e ninguém conseguirá ler todos os livros do mundo?

Mortimer J. Adler, um filósofo e educador americano nascido em 1902 e falecido em 2001. O autor escreveu o livro Como Ler Livros.  A obra foi publicada originalmente em 1940 e, posteriormente, em 1972, recebeu uma revisão significativa em coautoria com Charles Van Doren, editor e intelectual renomado .

O livro apresenta um método estruturado para aprimorar a leitura, dividindo-a em quatro níveis:

  1. Leitura ELEMENTAR: [E N T R E T E R} é a leitura rudimentar, de alguém que deixou de ser analfabeto e tornou-se alfabetizado. É a leitura da educação infantil na qual o objetivo é decodificar as palavras e entender cada frase por si mesma. Note que apesar de ser a leitura da educação infantil, qualquer adulto que esteja, por exemplo, tentando aprender uma nova língua estrangeira também praticará a leitura elementar (até que tenha o domínio pleno da leitura na nova língua).
  2. Leitura INSPECIONAL: {I N F O R M A R} é uma leitura rápida (por exemplo, 10-15 minutos) que fazemos para ter uma idéia global do que o livro trata. É aqui que a leitura de um livro realmente começa: é um erro pegar um livro e começar a ler sem realizar antes a leitura inspecional. Apesar de ser uma leitura rápida, não é uma leitura “aleatória” de algumas páginas do livro, a leitura inspecional exige um método sistemático que você deve aprender. Ao terminar a leitura inspecional o leitor deve ser capaz de responder a questões do tipo:
    • O livro é sobre o quê?
    • Qual a estrutura do livro?
    • Em quais partes o livro é dividido?
    • Que tipo de livro é esse?
  3. Leitura ANALÍTICA: {E N T E N D E R} é a leitura propriamente dita, é a melhor e mais completa leitura possível em um grande período de tempo, e se destina exclusivamente a entender o livro, a elevar sua mente de um estado de entendimento inferior a um estado de entendimento superior. Obviamente é uma leitura intensamente ativa. É uma atividade complexa e sistemática, exigindo do leitor o domínio das técnicas de leitura analítica para ler diversos tipos de livros. Como é uma leitura ativa, em geral, quanto mais difícil melhor. O leitor adquire o livro e imiscui-se nele até que o livro lhe pertença
  4. Leitura SINTÓPICA: {D O M I N A R} é o tipo de leitura mais complexo, sistemático e exigente de todos, mesmo que os livros em si sejam fáceis, pois é uma leitura comparativa de muitos livros, ordenando-os e entendendo-os em relação a um assunto sobre o qual todos versam, de modo que o leitor sintópico estará apto a desenvolver uma análise que talvez não esteja em nenhum dos livros. Aqui, o leitor entendeu vários livros, fez comparações, notou pontos de concordância e discordância, elevou sua mente e está apto a desenvolver uma análise do todo que é maior que a soma das partes, que talvez não esteja em nenhum livro. Obviamente não é uma leitura fácil e necessita de técnicas de leitura específicas.

Em resumo, os quatro níveis de leitura representam uma progressão desde a decodificação básica até a análise comparativa e a produção de conhecimento original. 

Esses níveis auxiliam o leitor a desenvolver habilidades de compreensão e análise mais profundas, permitindo uma leitura mais crítica e eficaz de diversos tipos de textos, desde obras literárias até textos científicos e filosóficos .

 

 

 

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