UAM - Encontro na Livraria GERINGONÇA - 15 08 2025 - QUANTOS LIVROS É POSSÍVEL LER DURANTE UMA VIDA INTEIRA?
QUANTOS
LIVROS É POSSÍVEL LER DURANTE UMA VIDA INTEIRA?
ENCONTRO UAM – livraria GERINGONÇA –
15 08 2025
Provocação:
Vocês concordam ou discordam da idéia de que é possível
sempre aprender?
Ler muito, o máximo possível ou ler bem?
Thomas
Hobbes (1588 – 1679) filósofo e teórico político inglês
"Se
eu lesse tantos livros quanto alguns homens leem, eu seria tão monótono quanto
eles".
DADOS:
No Brasil em 2024 foram publicados 44 mil títulos, segundo
a Câmara Brasileira do Livro.
No mundo, são publicados 2 milhões e 200 mil títulos por
ano.
Estima-se que existam cerca de 130 milhões de livros
no mundo. (2025)
TODOS
OS LIVROS PUBLICADOS NO MUNDO
Pirâmide
de Adler
Diante de uma infinidade de publicações disponíveis nas
livrarias e bibliotecas, quantos livros é possível se ler em uma vida inteira e
como distinguir o que vale ou não a pena ler levando em consideração que nosso
tempo é limitado e ninguém conseguirá ler todos os livros do mundo?
Mortimer J. Adler, um filósofo e educador americano nascido em 1902 e falecido
em 2001. O autor escreveu o livro Como Ler Livros. A obra foi publicada originalmente em 1940 e,
posteriormente, em 1972, recebeu uma revisão significativa em coautoria com
Charles Van Doren, editor e intelectual renomado .
O livro apresenta um método estruturado para aprimorar a
leitura, dividindo-a em quatro níveis:
- Leitura
ELEMENTAR: [E N T R E T E R} é a leitura
rudimentar, de alguém que deixou de ser analfabeto e tornou-se
alfabetizado. É a leitura da educação infantil na qual o objetivo é decodificar
as palavras e entender cada frase por si mesma. Note que apesar
de ser a leitura da educação infantil, qualquer adulto que esteja, por
exemplo, tentando aprender uma nova língua estrangeira também praticará a
leitura elementar (até que tenha o domínio pleno da leitura na nova língua).
- Leitura
INSPECIONAL: {I N F O R M A R} é uma leitura
rápida (por exemplo, 10-15 minutos) que fazemos para ter
uma idéia global do que o livro trata. É aqui que a leitura de
um livro realmente começa: é um erro pegar um livro e começar a ler sem
realizar antes a leitura inspecional. Apesar de ser uma leitura rápida,
não é uma leitura “aleatória” de algumas páginas do livro, a leitura
inspecional exige um método sistemático que você deve aprender. Ao
terminar a leitura inspecional o leitor deve ser capaz de responder a
questões do tipo:
- O
livro é sobre o quê?
- Qual
a estrutura do livro?
- Em
quais partes o livro é dividido?
- Que
tipo de livro é esse?
- Leitura
ANALÍTICA: {E N T E N D E R} é a leitura
propriamente dita, é a melhor e mais completa leitura possível em um
grande período de tempo, e se destina exclusivamente a entender o
livro, a elevar sua mente de um estado de
entendimento inferior a um estado de entendimento superior. Obviamente é
uma leitura intensamente ativa. É uma atividade complexa e sistemática,
exigindo do leitor o domínio das técnicas de leitura analítica para ler diversos
tipos de livros. Como é uma leitura ativa, em geral, quanto mais difícil
melhor. O leitor adquire o livro e imiscui-se nele até que o livro lhe
pertença
- Leitura
SINTÓPICA: {D O M I N A R} é o tipo de
leitura mais complexo, sistemático e exigente de todos, mesmo que os
livros em si sejam fáceis, pois é uma leitura comparativa de
muitos livros, ordenando-os e entendendo-os em relação a um assunto
sobre o qual todos versam, de modo que o leitor sintópico estará
apto a desenvolver uma análise que talvez não esteja em nenhum dos livros.
Aqui, o leitor entendeu vários livros, fez comparações, notou pontos de
concordância e discordância, elevou sua mente e está apto a desenvolver
uma análise do todo que é maior que a soma das partes, que talvez não
esteja em nenhum livro. Obviamente não é uma leitura fácil e necessita de
técnicas de leitura específicas.
Em resumo, os quatro níveis de leitura representam uma
progressão desde a decodificação básica até a análise comparativa e a produção
de conhecimento original.
Esses níveis auxiliam o leitor a desenvolver habilidades de
compreensão e análise mais profundas, permitindo uma leitura mais crítica e
eficaz de diversos tipos de textos, desde obras literárias até textos
científicos e filosóficos .
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