COMPORTAMENTO PROFISSIONAL E RELAÇÕES SAUDÁVEIS NO TRABALHO


COMPORTAMENTO PROFISSIONAL

I – SAÚDE

A "Organização Mundial de Saúde" (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
Até 1960, a saúde era a perfeição morfológica, acompanhada da harmonia funcional, da integridade dos órgãos e aparelhos, do bom desempenho das funções vitais; era o vigor físico e o equilíbrio mental, (indivíduo).
Hoje, a saúde é considerada sob outro plano ou dimensão; saiu do indivíduo para ser vista, também, na relação do indivíduo com o trabalho e com a comunidade.

Questão para discussão:

Se você sofresse uma doença debilitante, grave... se perdesse um membro, o que você faria?

II – TRABALHO

§  É o que fazemos.

Questão para :

Por quê / para que você trabalha?

§  Qual a importância do trabalho na sua vida?
§  Para quem você trabalha?
§  Quem é o seu cliente? Todos temos pelo menos dois clientes: um interno ao nosso lado e um externo, para quem entregamos o produto ou o resultado do nosso trabalho?
§  Você faz o seu trabalho sozinho? Consegue?
§  E as outras colegas, fazem o quê?
§  Como você trabalha em equipe?




III – BEM ESTAR NO TRABALHO (RELACIONAMENTO         )

Às vezes chegamos a ver as pessoas com quem trabalhamos como parte do cenário, do mobiliário, das instalações, do ambiente e acabamos nos esquecendo das formas usuais de cortesia: “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite” "oi", "como vai?", "por favor", e "obrigado".

Alguém aqui pode me dizer se já se despediu de uma colega ao final de uma jornada de trabalho e disse:

“Foi muito bom trabalhar com você hoje! ”?

Essas pequenas cortesias têm um papel importante nas relações com seus clientes internos:

§  Ajudam a tornar o trabalho mais agradável
§  Encorajam um clima de amizade e consideração
§  Tornam mais fácil e eficaz o trabalho através de um espírito de equipe.


Sobre cada um de nós, cada “eu” no trabalho; os defeitos dos outros e a minha perfeição... As fofocas, podem ser evitadas ou até eliminadas, aplicando os filtros:
1)   É verdadeiro?
2)   É útil?
3)   É bom?


EU

A personalidade é formada pelo que cada um faz.

1.   O que recebi da pessoa X?
2.   O que dei à pessoa X?
3.   Que problemas causei à pessoa X?

Por meio dessa reflexão, deixamos de apontar os outros como causadores de nossos males e nos aprofundamos em nossa própria responsabilidade.
                           SHOMA MORITA (1874-1938) psiquiatra japonês


AMIGO – quem você ama e que ama você, independentemente de qualquer relação familiar, passional ou erótica. Amigo é um irmão ou irmã que a gente se dá, e que se dá, o outro, por liberdade.

AMIZADE – É ao mesmo tempo uma necessidade e uma graça, um prazer e um ato, uma virtude e uma felicidade. É por isso que os amigos gostam de se conhecer, de se frequentar, de se falar, de se ajudar mutuamente...
“A amizade é o que há de mais necessário para viver, porque sem amigos ninguém optaria por viver”, escreveu Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C.).

Enfim, amigos, são escolhas.

No ambiente de trabalho:

RESPEITO – Reconhecimento da dignidade própria ou da alheia e comportamento decorrente desse reconhecimento. O dever de respeitar o próximo está compreendido no fato de não rebaixar nenhum ser humano ao nível de apenas meio para seus fins pessoais ou particulares.
“Não deves ter para com os outros homens mais respeito que para contigo mesmo, nem agir mal quando ninguém o saiba mais do que quando todos o saibam; deves ter para contigo o máximo respeito e impor à tua alma a seguinte lei: não fazer o que não se deve fazer”, escreveu Demócrito de Abdera (460 a.C.- 370 a.C.).

EXCELÊNCIA - “Somos o que fazemos repetidamente. A excelência não é um ato, mas um hábito”. Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C.).

“Quando um homem senta ao lado de uma bela garota durante uma hora, parece que não durou mais que um minuto. Mas quando ele senta sobre uma grelha quente por um minuto, parece que durou muito mais do que qualquer hora. Isso é relatividade”. Albert Einstein (1879 – 1955)

Considerações finais:

§  E você, está apenas sentado sobre uma grelha quente e o trabalho e o emprego são males necessários e martírio?

Ou

§  Está trabalhando ao lado de pessoas bonitas e agradáveis, que precisam do emprego tanto quanto você e por isso faz o seu trabalho com excelência e as respeita?


A ESCOLHA É SUA!


Comentários