MENTORIA: Orientação Educacional, Profissional e Gestão da Carreira


MENTORIA
Orientação Educacional e Profissional
Gestão da Carreira

“Quando seus talentos encontram as necessidades do mundo,
ali está a sua vocação.”
Aristóteles (384 a.C.- 322 a.C.)

APRESENTAÇÃO
Com forte embasamento na vivência educacional e profissional, este trabalho foi concebido e embasado nas contribuições da filosofia – que é uma ferramenta mental que nos possibilita pensar, decidir e viver melhor.
Vivemos num mundo mutável (escolas, organizações produtivas e sociais de todos os tipos) ocupações humanas, profissões tradicionais desaparecem enquanto outras jamais pensadas se consolidam instantaneamente e também na sequência são substituídas por outras inusitadas.

CONCEPÇÃO E DIRETRIZES DO PROJETO:
Descobrir, esclarecer ou repensar a vocação: Missão de Vida.
As pessoas possuem uma espécie de força interior que procura orientá-las para a sua Missão de Vida – aquilo que deve realizar durante sua existência. Na infância, essa força é clara. Ela orienta para as atividades e os temas mais compatíveis com suas inclinações naturais, deflagrando uma curiosidade profunda e primordial. Nos anos subsequentes, essa força tende a oscilar, à medida que as pessoas ouvem mais os pais e os amigos e sucumbem às ansiedades diárias que as desgastam e exaurem. Esse processo pode ser a fonte de sua infelicidade – de sua falta de conexão com quem você é e com o que o torna único. O primeiro passo para a descoberta é sempre introspectivo – aprender quem você realmente é e se religar com essa força inata. O autoconhecimento o levará a descobrir seu caminho para a carreira mais adequada a você e permitirá que tudo o mais se encaixe. Nunca é tarde demais para iniciar esse processo. (Adaptado de GRENNE, Maestria, p.22)
Odisséia é um poema épico do século IX a.C., atribuído ao poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Ulisses, na sua viagem de retorno para “Ítaca”, após a Guerra de Troia.
O nome Odisséia vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamaram de Ulixes (Ulisses). Neste projeto o nome tem o sentido figurado, uma viagem, uma aventura extraordinária no mundo do autoconhecimento, através da reflexão e da discussão, e como no poema, cheia de peripécias ou ocorrências singulares, variadas e inesperadas que proporcionam desafio e aprendizado. Como tudo na vida exige planejamento e adaptação. Hoje, quando queremos nos referir a grandes feitos, falamos em façanhas homéricas e por odisséias entendemos os empreendimentos sobre-humanos. Pela amplitude das opções, que frequentemente deixam a pessoa perdida, entende-se como esforço dessa natureza, não necessariamente a escolha de uma área de interesse e de formação, como também a escolha e decisão por outro ramo de atividade, mas a localização de um nicho, onde possa evoluir e realizar-se pessoal e profissionalmente.

PREMISSAS:
Corpo: recepção; instinto; expressão.
Alma: mente, vontade, emoção.
Espírito: intuição consciência e comunhão.

TEMAS FUNDAMENTAIS, RECORRENTES OU RELEVANTES:
Carreira. Competência. Conhecimento. Domínio. Escolha. Experiência. Formação. Habilidades. Interesse. Ocupação. Profissão. Talento. Vocação.

ESTRATÉGIA:
Apresentação. Discussão. Reflexão.

MENTOR:
Pedagogo. Especialista em Educação reg. MEC 4731/93 formado pela Faculdade de Educação São Luis (1989) Exerceu a docência e coordenação em cursos superiores e de pós-graduação. 35 anos em empresas de médio e grande porte sempre na área de Desenvolvimento Humano. Trabalha e pesquisa: educação, filosofia e recursos humanos; felicidade; inteligência humana e liderança.         
Tem especialização em Filosofia e Ensino da Filosofia (2012); em Didática do Ensino Superior (2004); em Administração da Educação (2002); em Gestão Estratégica e Qualidade (2005).
Academia Ribeirão-pretana de Educação – ARE. Membro, cadeira 17, empossado em dezembro 2007. Presidente no exercício 2010 – 2012; reeleito para a gestão 2012-2014; gestão 2014-2016; gestão 2016-2019.



Comentários