HOMENAGEM AOS PROFESSORES
ARE – DISCURSO
Homenagem aos professores
Neste ano, A ARE completou 17 anos em agosto já conquistando a maioridade e a plenitude, tal da pujança e feitos na sua existência, ainda que seus propósitos sejam perenes, quer dizer, muito há para ser feito.
Hoje estamos finalizando a celebração da semana do Professor! Com a licença de todos. Não há ‘dia do Professor’ a ser comemorado. Como a profissão é devoção e um sacerdócio, a celebramos a cada dia em nossa própria vida – esta que escolhemos profissionalmente, e na nossa dedicação a cada vida que encontramos nas salas de aula.
Mas, aproveito hoje para aplaudir e saudar cada um de vocês. Desejar-lhes determinação e fé para superar estes tempos incertos e sombrios, que para nós não constituem novidade...
Convido-os a refletir com NIETZSCHE:
Que num texto de 1874 escreveu:
“Tua essência verdadeira não está oculta no fundo de ti, mas colocada infinitamente acima de ti, ou pelo menos daquilo que tomas comumente como sendo teu eu. Teus verdadeiros educadores, aqueles que te formarão, te revelam o que são verdadeiramente o sentido original e a substância fundamental da tua essência, algo que resiste absolutamente a qualquer educação e a qualquer formação, qualquer coisa em todo caso de difícil acesso, como um feixe compacto e rígido: teus educadores não podem ser outra coisa senão teus libertadores”.
E, quatro anos mais tarde,1878 concluiu que: “Aquele que ensina é incapaz, na maioria das vezes, de fazer alguma coisa para seu próprio bem, pensa somente no bem de seus alunos e todo conhecimento só lhe dá prazer na medida em que o pode ensinar. Acaba por se considerar uma passagem do saber e, em suma, como um meio, a tal ponto que perdeu a seriedade no que lhe diz respeito”.
Esta última assertiva ecoa na minha vida.
Desejo a cada um de vocês: Equilíbrio, Felicidade, Harmonia, Inteligência, Prosperidade, Sabedoria e Saúde!
Comentários
Postar um comentário