SENTIDO ATUAL DA PALAVRA PAZ - ALBERT EINSTEIN
SENTIDO ATUAL DA PALAVRA PAZ
Os gênios mais notáveis das antigas civilizações sempre preconizaram a paz
entre as nações. Compreendiam sua importância. Mas hoje, esta posição moral é
rechaçada pelos progressos técnicos. E nossa humanidade civilizada descobre o
novo sentido da palavra paz: significa sobrevivência. Do mesmo modo, seria
concebível que um homem, em sã consciência, pudesse fugir à sua verdadeira
responsabilidade diante do problema da paz? Em todos os países do mundo, grupos
industriais poderosos fabricam armas ou participam de sua fabricação; em todos
os países do mundo, eles se opõem à resolução pacífica do menor litígio
internacional. Contra eles, porém, os governos atingirão este objetivo.
essencial da paz, quando a maioria dos eleitores os apoiar energicamente.
Porque vivemos em regime democrático e nosso destino e o de nosso povo dependem
inteiramente de nós. A vontade coletiva se inspirará nesta íntima convicção
pessoal.
COMO SUPRIMIR A GUERRA
Minha
responsabilidade na questão da bomba atômica se limita a uma única intervenção:
escrevi uma carta ao Presidente Roosevelt. Eu sabia ser necessária e urgente a
organização de experiências de grande envergadura para o estudo e a realização
da bomba atômica. Eu o disse. Conhecia também o risco universal causado pela
descoberta da bomba. Mas os sábios alemães se encarniçavam sobre o mesmo
problema e tinham todas as chances para resolvê-lo. Assumi portanto minhas
responsabilidades. E no entanto sou apaixonadamente um pacifista e minha
maneira de ver não é diferente diante da mortandade em tempo de guerra e diante
de um crime em tempo de paz. Já que as nações não se resolvem a suprimir a
guerra por uma ação conjunta, já que não superam os conflitos por uma
arbitragem pacífica e não baseiam seu direito sobre a lei, elas se vêem
inexoravelmente obrigadas a preparar a guerra. Participando da corrida geral
dos armamentos e não querendo perder, concebem e executam os planos mais
detestáveis. Precipitam-se para a guerra. Mas hoje, a guerra se chama o
aniquilamento da humanidade. Protestar hoje contra os armamentos não quer dizer
nada e não muda nada. Só a supressão definitiva do risco universal da guerra dá
sentido e oportunidade à sobrevivência do mundo. Daqui em diante, eis nosso
labor cotidiano e nossa inabalável decisão: lutar contra a raiz do mal e não
contra os efeitos. O homem aceita lucidamente esta exigência. Que importa que
seja acusado de antissocial ou de utópico? Gandhi encarna o maior gênio
político de nossa civilização. Definiu o sentido concreto de uma política e
soube encontrar em cada homem um inesgotável heroísmo quando descobre um
objetivo e um valor para sua ação. A Índia, hoje livre, prova a justeza de seu
testemunho. Ora, o poder material, em aparência invencível, do Império
Britânico foi submergido por uma vontade inspirada por idéias simples e claras.
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